Saiba tudo o que aconteceu na 21ª Conferência Municipal de Turismo de Guarulhos.
- Gru Convention
- há 5 dias
- 6 min de leitura
No dia 11 de novembro foi realizado no Centro Educacional Adamastor a Conferência que trouxe como macro-tema a importância do planejamento para o desenvolvimento do turismo. Foram realizados quatro painéis a fim de debater os assuntos que mais afloram na realidade municipal. A Conferência contou também com a celebração do Prêmio Luis Figueira de Quental (confira os ganhadores) e a apresentação de uma proposta de um prato típico para Guarulhos, ambos projetos patrocinados pelo Visite GRU.
Estiveram presentes estudantes, empresários, atores do trade turístico, imprensa, líderes, além de autoridades como o Vice-Prefeito Thiago Surfista.

A seguir os principais pontos e insigths sobre cada um dos painéis deles e outros momentos da Conferência.
Os painéis:
Painel I – A importância do Turismo na Religiosidade Popular

Participantes:
André Luis Ricardo - Babá Kekere do Terreiro Ilê Axé Olooke ty Efon e presidente da Associação Casa de São Pedro
Evanir Baptista Penna - Professor de Geografia/História, guia de turismo e sócio proprietário da Via Franca Turismo
Pe. Cleber Leandro - Reitor do Santuário São Judas Tadeu em Guarulhos –SP e fundador da Fraternidade Vitória
Mediadora:
Suzy Santos – Coordenadora do Projeto Cultural Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão e do Museu Comunitário do Jardim Vermelhão, e Produtora Executiva do projeto Museu e Memória (Museu Paulista).
Há religiosidade é o fator principal dos eventos e visitas aos templos religiosos na cidade. Contudo são atrativos turísticos aptos a visitação, seja pela exclusividade, mas também pela disposição de abertura destes espaços. Sobre as festas é preciso mais diálogo e planejamento. As festas criam senso de pertencimento, valorização da comunidade, e também atraem fiéis de outras regiões. É importante incentivar o transporte gratuito para os eventos e festas religiosas; e também considerar um calendário de eventos com políticas claras de apoio público.
Painel II – A importância da preservação do Patrimônio Histórico e Cultural no desenvolvimento do Turismo

Participantes:
Elton Soares – Historiador, contista e pesquisador independente
Marcos Marsulo - Educador, Historiador, Guia de Turismo Credenciado MTur, Consultor de Turismo, Cultura e Artesanato e Gestor pelo Visit SP Tour Histórico.
Ricardo Balcone – Ex-Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural do Município de Guarulhos e Diretor de Turismo de Guarulhos
Mediador:
Paulinho Trewasae – Ex-Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Guarulhos e responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos
O ponto aqui foram que as dores que Guarulhos passa são as mesmas de várias outras cidades. Falta de valorização dos seus patrimônios e história. Como ação deve-se começar desde cedo a educação patrimonial. É preciso que a comunidade conheça a cidade, do contrário sempre vão responder a questão: o que tem pra fazer na cidade? “nada”. Debateu-se que Guarulhos já possui a infraestrutura de acesso, comercial, de demanda, de fluxo.. e etc falta estruturar a visitação. Não adianta ter o patrimônio se não há quem leve ou o explique.
Painel III – Empresa Pública Municipal de Turismo de Guarulhos (GUARUTUR)

Participantes:
Ana Cristina Clemente - Coordenadora de Turismo na Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo
Enzo Arns – Ex-Presidente do Conselho de Administração da Gramadotur, Ex-Presidente do Canela e Gramado CVB e Lider de Negócios da GKS Inteligência Territorial
Fernanda Ascar - Gerente de Planejamento e Promoção do Turismo da SPTuris
Mediador:
Danilo Ramalho - Diretor Executivo do Visite GRU Convention e Visitors Bureau
Sobre a governança ouvimos os modelos da GRAMADOTUR e SPTURIS. A GRAMADOTUR foi criada exclusivamente para cuidar dos eventos da cidade. Surgiu de ações da iniciativa privada e depois se tornou uma empresa pública com cerca de 300 licitações anuais. O orçamento da Gramadotur é de R$ 40 milhões (anuais) e vem da maior parte da venda de ingressos do Natal Luz. O evento superavitário é quem paga as despesas da empresa e investe em outros eventos deficitários. A Diretoria é escolhida através do conselho de Administração formado por 9 membros (3 do governo e 6 de entidades privadas). O Diretor é escolhido e sabatinado por estes 9 membros e necessariamente deve vir de algumas destas entidades privadas. O prefeito tem apenas o poder de veto, ele não escolhe o diretor da Gramadotur, apenas pode vetar ou não uma indicação do Conselho de Administração. A SPTuris é uma autarquia ligada a secretaria de governo que já passou por diversos momentos de crescimento, redução, reformulação. Foi responsável pela gestão dos espaços do Anhembi mas também pela formulação de políticas públicas. Talvez a mais longeva autarquia que passou por vários desafios, mas o que a manteve de pé foram o seu forte corpo técnico e a preservação do histórico de ações. Seus momentos de sucesso foram quando os gestores dos três entes principais: SPTuris, Secretaria de Turismo e Convention Bureau estiveram alinhados no mesmo objetivo, respeitando o papel de cada um. Ao final foram citadas as oportunidades de governança junto ao governo do Estado, desde o banco de informações de capacitação para o setor, participação em eventos, observatório e inteligência de dados. A secretaria de estado tem relacionamento com diversos entes públicos e privados. Destaque para destinos turísticos de sucesso: Socorro, Brotas e atualmente Jundiaí. Em todos a mesma receita para o desenvolvimento do turismo: só se desenvolve quanto há uma sinergia de todos no destino: entes públicos, privados e sociedade, todos juntos atuando para o mesmo objetivo.
Painel IV – Capacitação Profissional do setor de Turismo

Participantes:
Beatriz Costa - Analista de Recursos Humanos no Hotel Slaviero Fast Sleep
Julia Helena Tonet - Mestra em Turismo, turismóloga e guia de turismo, especialista em Hospitalidade, docente e consultora nas áreas de Turismo e Hospitalidade.
Wesley Oliveira – Diretor Abrasel Núcleo Guarulhos e sócio dos restaurantes Black Rock Burger, Vicino Cucina e El Nacho
Mediadora:
Fabiana Martins Vilela – Gerente das Unidades Senac Guarulhos
O debate foi extenso sobre a questão de mão-de-obra principalmente sobre o momento atual da maior dificuldade do setor em sequer preencher candidatos para as vagas. Tanto do setor de emprego: meios de hospedagem e restaurantes quanto das instituições de ensino há uma dificuldade de atração e retenção mesmo com os benefícios e gratuidades. O debate trouxe uma reflexão de que há em curso uma mudança cultural onde a escala 6X1 é rejeitada, fazendo alguns empreendimentos trabalharem a escala 5X2. Há uma falta de vontade por qualificação e disposição ao trabalho. Esses problemas que causam hoje vão afetar o preço, o desenvolvimento e viabilidade dos negócios. É preciso ações mais inteligentes de capacitação e atração e sobretudo entender a mudança cultural em curso.
O Prêmio Luis Figueira de Quental
O prêmio Luis Figueira de Quental é uma láurea concedida pelo COMTUR a personalidades e ações que obtiveram destaque e que contribuíram para o desenvolvimento do turismo de Guarulhos. Instituído por resolução do Conselho Municipal a premiação é uma homenagem aos protagonistas do destino.
Na 21ª Conferência Municipal de Turismo foram entregues duas premiações.
Prêmio Luis Fiqueira de Quental 2022:
🏆Categoria Comunicação: Guarulhos Cultural
🏆Categoria Empreendedorismo: SESC Guarulhos
🏆Categoria Personalidade do turismo: Danilo Duarte Ramalho
Prêmio Luis Figueira de Quental 2025:
🏆Categoria Comunicação: Guia Turístico Destinos Inteligentes
🏆Categoria Empreendedorismo: Arraial Guarulhos
🏆Categoria Personalidade do turismo: Paulo PH Biavo

Prato Típico de Guarulhos
A 21ª Conferência Municipal de Turismo ainda contou com o lançamento de uma proposta de prato típico de Guarulhos. O projeto apresentando pelo historiador Elton Soares e pela guia de turismo Araçary Salles tem o patrocínio e apoio do Visite GRU Convention Bureau. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a historicidade e a degustação do prato típico: o guisado guarulhense e o sorvete de mandioca. Os pratos são uma proposta para a criação de um produto atrativo turístico.

A difusão da identidade gastronômica guarulhense é uma necessidade afirmativa da cidade, que se aproxima dos seus 500 anos de existência. Abrangendo ancestralidades, ingredientes, receitas, preparo, drinque, suco e sorvete de mandioca, elementos de conexão e pertencimentos identitários, recorte do patrimônio cultural material e imaterial, propiciando experiência imersiva aos munícipes e visitantes.
O guisado tem quatro ingredientes principais: arroz, milho, mandioca e pinhão, contudo pode ser acrescido de uma proteína de preferência e temperos da terra. O sorvete de mandioca leva: mandioca cozida, açúcar, leite, creme de leite e leite condensado.


Esta demonstração faz parte de um movimento de formação de opinião pública para que a cidade conheça e se aproprie de uma identidade autêntica.
Crédito Fotos: Marcio Lino/Prefeitura; Josefa Leônico; Danilo Ramalho;
Mais fotos: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/30668





















































Comentários