POTENCIAL TURÍSTICO
Endereço do maior aeroporto da América do Sul, o de Cumbica, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa de São Paulo, superada apenas pela capital paulista. Atualmente, são 1,35 milhão de pessoas vivendo no município, que tem 318 quilômetros quadrados.
Guarulhos tem uma das economias mais robustas de São Paulo, tanto que o seu Produto Interno Bruto (PIB) chegou ao patamar de R$ 55 bilhões, o quarto maior do Estado e 12° do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade faz limite com o maior centro financeiro da América Latina e abriga um dos principais polos industriais do País, responsável por boa parte das riquezas produzidas no município. Além disso, as áreas de comércio e serviços seguem em ampla expansão e se destacam pela geração de emprego e renda.
Outro atrativo da cidade é sua localização, privilegiando o setor de logística, com o fácil acesso e escoamento da produção. Guarulhos é cortada pelas mais importantes rodovias do Brasil, a Presidente Dutra (São Paulo-Rio de Janeiro) e a Fernão Dias (São Paulo-Minas Gerais), além de contar com a rodovia Ayrton Senna e a Jacu-Pêssego, duas das mais modernas ligações do Estado. Outra vantagem competitiva é sua proximidade – cerca de 100 quilômetros – do Porto de Santos, maior estrutura de transporte marítimo do Brasil.
Além de ser reconhecida pelo aeroporto internacional e por sua pujança econômica, Guarulhos conta com diversas opções de lazer, um diversificado circuito gastronômico e muita natureza. O maior parque do município, o Bosque Maia, tem 170 mil m², oferecendo mais de três quilômetros de pistas de caminhada, trilhas na mata e espaços para práticas esportivas. O Monte Nhangussu é outro endereço que atrai moradores e turistas. O local está a 961 metros de altitude e oferece uma boa visão da cadeia de montanhas da região. O Parque Estadual da Cantareira é mais um cartão-postal local.
Guarulhos é uma cidade que aposta no desenvolvimento econômico e em seu potencial para trazer mais qualidade de vida aos guarulhenses.
Fonte: CONDEMAT